A utilização de uniformes para empresas é responsável pela imagem que você deseja imprimir para seus clientes e para seu segmento. Foi-se o tempo em que a aplicação desse tipo de vestimenta servia apenas para padronizar os funcionários. Hoje, mais que uniformizar, tem como princípio mostrar personalidade e os conceitos da empresa.
Assim, quando o colaborador “veste a camisa da empresa” ele está apto para representar seus valores e atender as demandas e propostas necessárias. Definir uma boa imagem para seu negócio é fundamental para qualidade do serviço e posicionamento de mercado.
Roupas comuns vs. Uniformes
Diferente dos uniformes para empresas, a roupa comum do dia a dia confere aos funcionários a imagem destoante do conceito padrão do negócio, visto que cada pessoa tem seu estilo próprio, e isso será direcionado também para o ambiente de trabalho. Outro ponto levantado em pesquisas sobre o uso ou não de uniformes, é sobre a economia de tempo e custos que seus funcionários podem adquirir. Para conferir um conceito de qualidade na imagem pessoal, principalmente nas vestimentas, a sociedade determina quais são os tipos de tecidos e grifes que estão em ascensão, e em alguns casos, o colaborador sente a necessidade de se adequar a estes conceitos investindo dinheiro para melhor apresentação pessoal. De qualquer forma, isso já foi desmistificado, pois o ambiente profissional não exige extravagância e luxo, mas simplicidade e elegância. Ou seja, com a utilização dos uniformes, o funcionário reduz custos financeiros e tempo de escolha das roupas. Outro ponto relevante está ligado às diferentes demandas que cada empresa possui e ao tipo de serviço que fornece especificando, assim, quais seriam os uniformes ideais. Para as pessoas que trabalham na recepção, diretamente ligadas aos clientes e fornecedores, são aconselháveis os modelos que apresentam seriedade, como vestidos e roupas sociais. Outro exemplo, são trabalhadores que precisam de fardamento EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) que conferem segurança e conforto. O EPI é confeccionado com o objetivo de melhorar o desenvolvimento do profissional em seu serviço, sendo assim, o tipo de tecido e o corte da peça são de suma importância. Não existe um padrão para esse tipo de uniforme, já que ele pode ser adequado e adaptado para diversos tipos de atividades, porém, é necessário seguir as regras de produção impostas junto com a numeração de C.A. (Certificado de Aprovação). Quer saber mais sobre os benefícios do fardamento? Continue lendo este artigo!
Vantagens do uso dos uniformes para empresa
Já vimos que personalização dos uniformes também pode ser diferenciada com base nas áreas da sua empresa e ajudam a definir a imagem da sua marca. Veja alguns exemplos práticos do uso do fardamento no dia a dia: Consolidação da marca A primeira impressão do cliente é a organização da sua empresa, tanto o local físico quanto a disposição dos funcionários. A padronização confere gestão e disciplina. Clareza e definição O cliente pode identificar facilmente quem trabalha ou não naquele ambiente, podendo também saber sua função. Diferenças e propósitos O modelo escolhido por você é uma personalização do seu negócio, diferenciando sua marca das concorrentes. Por isso, uma boa escolha de acordo com seu segmento é fundamental. Propriedade dos seus funcionários A utilização do uniforme causa a sensação de pertencimento e integração ao grupo. Divulgação da empresa Quantas vezes já abordamos um funcionário de uma empresa quando precisamos saber de alguma informação? De forma indireta, o marketing é acionado no ir e vir do seu funcionário, alcançando lugares que talvez a mídia tradicional poderia não alcançar. E não deixa de ser uma espécie de endomarketing, inclusive para mostrar cuidado e zelo pelo seu colaborador. Rendimento Como falamos, o traje EPI (Equipamento de Proteção Individual) traz maior conforto e desenvolvimento para o profissional, pois é feito conforme regras de produção que possibilitam caimento, ergonomia e materiais específicos para o ofício, melhorando assim o seu rendimento. Assim, podemos dizer que o uniforme profissional é uma forma de aprimorar os serviços, implantar a cultura e o conceito da empresa. Que tal conhecer alguns exemplos de uniformes que você pode usar no seu negócio?