Em tempos de pandemia, um dos questionamentos sobre a prevenção de contaminação do COVID-19 tem sido sobre o uso correto das máscaras e seus cuidados, entre elas o controle dentro de empresas, como saber se os funcionários então seguindo o protocolo quanto a troca das máscaras, evitando passar o dia todo, ou até mesmo a semana, com a mesma, aumentando o risco da contaminação pelo vírus.
O CONTROLE
Seguindo a portaria de diretrizes do governo federal, as empresas devem exercer rigoroso controle no uso de máscaras protetoras, que devem ser trocadas a cada quatro horas de uso, no caso das máscaras cirúrgicas, ou a cada três horas, no caso das de tecidos, ou quando estiverem sujas ou úmidas, o que ocorrer primeiro.
Os chamados equipamentos de proteção individual (EPIs, como máscaras e protetores de acrílico) não devem ser compartilhados entre empregados.
Outra recomendação da portaria é disponibilizar estrutura adequada para a higienização das mãos, “incluindo lavatório, água, sabão líquido, álcool em gel 70% ou outro produto devidamente aprovado pela Anvisa, toalha de papel descartável e lixeira de acionamento não manual”.
Além disso, deve-se observar sempre a distância mínima de 1 metro entre pessoas em todos os ambientes, internos e externos, de modo a evitar o contágio do coronavírus.
Os estabelecimentos deverão manter um registro atualizado de trabalhadores por faixa etária, condições de risco, casos confirmados, suspeitos, os que tiveram contato com casos confirmados e as medidas tomadas para prevenção da contaminação. Esse documento deve estar à disposição dos órgãos de fiscalização.
KIT DE MÁSCARAS
Pensando nisso, a Alliance desenvolveu o kit de máscaras, utilizando um sistema de cores simples e prático. A empresa pode escolher comprar diversos kits e distribuir as cores por semana ou por hora, assim não corre o risco de aumentar as chances de contaminação dentro do ambiente.
EXEMPLO
Segunda-feira: Amarelo (manhã) e Cinza (tarde)
Terça-feira: Azul (manhã) e Verde (tarde)
Quarta-feira: Rosa (manhã) e Vermelho (tarde)
Após lavadas, o ciclo se repete.
Assim não ocorreria mais os incidentes de funcionários passarem o dia sem troca-lás, podendo contaminar-se ou contaminar terceiros, além de criar uma auto fiscalização entre os funcionários.
Gostou da solução para o controle? Então entre em contato conosco e entenda mais sobre o nosso produto!